





SAQUE VELADO
A IMPORTANCIA DO TREINAMENTO A SECO
Os treinamentos convencionais técnicos e táticos , não se resume a analise de pontaria em um estande de tiro. O COPS USA/FLORIDA veio para ser um canal de contribuição, quebrando paradigmas, pois o Policial será exigido sob adrenalina e em compressão de tempo mínima (ler a pagina: adrenalina no stress fire)
De nada adianta o porte velado, se o agente não tiver o treinamento para transformar esse equipamento realmente em sua autodefesa.
O que vai determinar a sua sobrevivência , não será o quão rápido você reagira, mas sim o Ímpeto de ficar vivo, porem esse ímpeto que e uma ação momentânea instintiva, brusca, violenta, repentina, deve ser sem afobamento ou de forma precipitada e inadequada, mas de forma metódica, já pré estabelecida (role play scenário) com senso de oportunidade aliado a doutrina de gerenciamento de crise (verbal e comportamental) para estas circunstancias, onde devem serem treinadas todas as possível ameaças, pois nesse instante o Policial estará extremamente vulnerável, e em condições desfavoráveis, devido ao fator surpresa do suspeito.
PRECAUÇÕES NO PORTE VELADO
Ninguém deve saber que você estar portando uma arma, pois a razão principal e o elemento surpresa ( não o oposto ao ser surpreendido) esse e o principal motivo estratégico.
EQUIPAMENTOS (ACESSÓRIOS)
Coldre (polímero, new prime, kydex, etc) minha preferencia e de kydex (plástico termo moldáveis e anatômico) cinto largo, camisa flexível, calca levemente mais elevada.
POSIÇÃO DA ARMA
Existem preferencias individuais, variando a posição da arma velada na cintura, porem uma das mais praticas e a de uma hora (tendo como 12 horas a fivela do cinto) o travamento ou não dependera da arma, pois algumas não possuem trava.
O sistema Israelense não mantem uma munição na câmera, sendo um sistema de dificuldades de adaptação principalmente dentro do carro, por alguns agentes, sendo o sistema americano (munição dentro da câmera) o mais usual.
POSTURA DO CORPO
Dependendo da posição de sua arma acondicionada, poderá revelar a saliência da mesma em determinadas posturas, devendo-se evitar as mesmas para não despertar aqueles que estiverem ao nosso derredor.
Os antebraços deverão sentir a arma quando os braços estiverem arreados a altura da cintura e levemente sua mão devera conferir o carregador se esta devidamente pressionado, evitando assim cair diante de um revide ou disparo.
SAQUE DA ARMA ( PISTOL SELF DEFENSE)
As técnicas de elevar a camisa devem ser treinadas repetidas vezes, (gancho de polegar , gancho de polegar hibrido frontal , 4 dedos de agarre frontal, lateral, gancho de batida a retaguarda)
A Evolução da velocidade deve ser gradativa (respeitando cada um o seu limite) tanto o saque , quanto o coldre amento deve serem feitos com o dedo fora do gatilho ( devido ao ângulo da pistola estar voltada para as regiões do corpo do agente e também o dedo indicador acabar sendo prensado no coldre ocasionando o disparo)
A penetração do polegar de saque e o tato no punho da arma sem perder a visada do agressor, deve ser treinada instintivamente ( assim como a recarga tática de diferentes formas)
Evitar o saque pescador ou cavador, mas sim espetar a arma com a mão reativa recebendo a arma e apresentando-a na linha de visada.
Quando a ameaça for eliminada, executar a técnica de respiração (diminuição dos batimentos cardíacos devido a adrenalina) olhar ao derredor (quebrar a visão de túnel ) guardar calmamente a arma sem pressa (observa-la rapidamente se esta em condições de segurança para ser acondicionada no coldre) voltar a calmaria (pois o perigo já foi eliminado.
(NOTA - Este texto e uma coletânea e síntese de diversos depoimentos na Internet de diferentes agentes que não se preocupam com aplausos, mas sim com a causa de contribuir para os companheiros de farda e de profissão, razão esta coletiva e não individual)


