






NEUROCIENCIA - O CEREBRO DOS SEALS
ADRENALINA NO STRESS FIRE
STREES FIRE - Instinto Intuitivo Perceptivo Extra-Sensorial
Conheça o inimigo e a si mesmo e em 100 batalhas você nunca correra perigo. Sun tzu
Na atividade de Segurança , a aplicação deve ser a principal preocupação do instrutor; Isto porque os agentes são exigidos a empregarem os seus conhecimentos em condições desfavoráveis, Eles terão as técnicas treinadas, a disponibilidade dos meios (ferramentas disponíveis) e a capacidade de julgamento de decidir em situações de alto risco de ameaça ou morte em tempo comprimido.
O stress e o maior inimigo dos agentes de segurança Publica e Privada , quando falamos de stress referimo-nos a tensão, ao nervosismo, e a descarga elétrica de adrenalina que ocorre no corpo humano diante de uma situação de perigo.
Os ensinamentos convencionais técnicos e táticos não se resume a analise de pontaria em um estande de tiro. Pesquisas nos EUA mostraram que os treinamentos convencionais não estão de acordo com as alterações psicológicas, emocionais e corporais de um agente de segurança .
O treinamento deve chegar próximo da realidade operacional e deve conter a percepção da ameaça, do medo e do estresse e suas consequências ( Role Play cenário)
Quando o cérebro automaticamente percebe e interpreta alguma situação de ameaça ou risco de morte, todo organismo passa a desenvolver uma serie de reações e alterações :fisiológicas, emocionais e comportamentais. O stress e muito mais que um simples estado de tensão.
Muitos instrutores não perceberam que e o treinamento realístico ( role play senário) e o treinamento simulado, não tem qualquer relação com o método de esforço físico extremo que dificulta a concentração e o aprendizado, salvo que tal metodologia tenha relação direta com a função de atividade especifica do agente, exemplo : agentes do CORE, BOPE, etc...onde exige progressões em ambientes urbanos com trilhas de subidas, descidas, transposições de obstáculos, etc...Tendo a resistência física um fator importante, razão então da metodologia de condicionamento extremo, mas ainda assim não trata exatamente do tema em foco.
O CEREBRO TRIUNO HUMANO
Teoria do medico neuro cientista Americano Paul Mac Lean (1913 - 2007)
cérebro reptiliano - INSTINTIVO - ligado ao aparelho digestivo, sexual e locomotor. (o medo atua em perder a própria vida - corpo -aqui é o inconsciente -TEMPERAMENTO )
cérebro mamífero - EMOCIONAL -ligado ao coração e pulmões - ( o medo atua em perder pessoas que amamos - alma - aqui é o sub consciente - CARATER)
cérebro neo cortex - RACIONAL - ligado aos dois cérebros abaixo (o medo é de perder o Divino - espírito- aqui é o consciente - PERSONALIDADE )
ADRENALINA
E a reação instintiva do organismo, saindo das glândulas supra renais, liberando os hormônios do cortisol e da adrenalina e sobem para o cérebro ativando as amigdalas emocionais neste instante ocorre o estado de ALERTA (os batimentos cardíacos aceleram , sudorese no rosto e nas mãos, diminui 20% da oxigenação no neo cortez...razão da palidez no rosto) as conexões neurais ao invés de subir ao neo cortez, DESCEM para o cérebro instintivo buscando ali uma pronta resposta instintiva. Dai surgem 5 reações orgânicas previsíveis:
a) uns correm
b) outros travam
c) outros são os impulsivos
d) alguns enfartam
e) outros lutam (combate tático em equipe, pois os delinquentes nunca estão sozinhos)
A HORA H
as amigdalas emocionais vem uma serie de imagens cerca de 30 quadros por segundos, porem em emergência essa quantidade aumenta deixando o cérebro receber mais informações em menos tempo esse efeito retarda o tempo (e o pits top na hora H , para você decidir o que ira fazer)
Porem neste tempo imediato e curto seu cérebro tem as seguintes percepções :
1- Percepção da surpresa
2- Percepção do nível do perigo (revolver, pistola, fuzil, ponto 50, etc...)
3- Percepção da intensão humana por trás da ameaça (ameaça e com terceiros ou esta dirigida a você)
4- Percepção da sensação de tempo de reação instintiva ( e aqui que os impulsivos falham no senso da oportunidade)
5- Percepção da sensação de espaço (percepção de ambiente, o ideal e não ficar no X )
6-Percepção da sensação de segurança ou insegurança de acordo com os treinamentos obtidos com circunstancias desta natureza.
7- Percepção de sensação de estar ou não em equipe.
8- Percepção de 8 graus (visão de túnel, devido ao foco da atenção da ameaça de morte)
9-Perda da sensibilidade a determinadas dores
10-Perda da capacidade auditiva em ate 25%.
ROLE PLAY CENÁRIO DA MARINHA AMERICANA
A marinha Americana desenvolveu um conjunto de métodos para se evitar o pânico no stress fire e reduziu os índices de reprovação de seus candidatos através de 4 PROCESSOS NEURAIS sendo um método revolucionário.
1- fixação de metas em etapas (objetivo definido proteger-se, ou abater inimigo)
2- ensaio mental ( treinamento operacional, próximo da realidade)
3- conversa interna (eliminar os pensamentos negativos)
4- controle da excitação (através de técnicas de respiração, para diminuir os batimentos cardíacos)

Experimento feito pela Marinha Americana em San Diego com os famosos Mariners, (corpo de Fuzileiros navais dos EUA) a ideia partiu dos Oficiais que notaram que ao longo dos últimos 10 anos vários soldados com extremo preparo físico e extremo preparo fisiológico não conseguiam concluir o curso de formação dos Mariners, ao passo que outros recrutas nem tanto com preparo físico conseguiam chegar ate o final; Então chegaram a conclusão que o FATOR DETERMINANTE não era o preparo físico e sim alguma coisa que se passava na mente desses recrutas que dava uma RESISTENCIA MENTAL maior em comparação aos outros candidatos aparentemente potenciais. Então contrataram neurocientistas para que se fizesse um estudo dos recrutas aprovados e o que se passava na cabeça desses candidatos que sobressaíram diante dos outros candidatos quando foram testados a dificuldades extremas, então eles chegaram a conclusão da pesquisa e sintetizaram em um método REVOLUCIONARIO, onde os índices de aprovação entre os candidatos depois surtiram efeitos surpreendentes, aumentando o índice de aprovação de 1/4 para 2/3 dos novos recrutas.
Em resumo os neurocientistas chegaram a 4 técnicas de CONTROLE MENTAL que são em síntese :
1- FIXACAO DE METAS - fixação de metas de curto prazo.
2- ENSAIO MENTAL - visualização de cenários mentais com resultados positivos
3- DOMINIO DOS DIALOGOS INTERNO - eliminando pensamentos negativos e recriando pensamentos positivos a todas as circunstancias adversas.
4 - CONTROLE DA ANSIEDADE, ESTRESS E DO PANICO - por uma técnica de respiração.
Essas 4 técnicas em conjunto visam controlar a ação da AMIGDALA EMOCIONAL (centro de controle do cérebro emocional, que em ação conjunta do cérebro instintivo - cérebros primitivos - nos preparam para ações de nos retirar da situação de riscos ou morte)
ESTUDO DETALHADO DE CADA TECNICA
1 - FIXACAO DE METAS
Os neuro cientistas acharam que a fixação de metas auxiliam os lóbulos frontais, sendo supervisores do cérebro, os lóbulos frontais são responsáveis pelo raciocínio e o planejamento, sendo assim concentrar-se em METAS ESPECIFICAS permite que o cérebro estruture o CAOS, e mantenha a amigdala (o centro emocional do cérebro) em controle, um SEAL disse : eu acordava e dizia : vou resistir ate o café da manha , depois eu dizia vou resistir ate o almoço, depois dizia, vou resistir ate o final da tarde, ou seja eu dividia meu dia e noite EM ETAPAS ! Como se diz no jargão militar o que devemos mentalizar para não colarmos "as Placas" ? no meio do CAOS onde varias coisas você tem que decidir e fazer, você tem que estipular sua SEQUENCIA DE ACOES ,e a palavra chave e distribuir suas tarefas e ações EM ETAPAS (segmentação e a chave, não pense no TODO e sim NAS PARTES) Os SEALs costumam perguntar aos seus recrutas: como você comeria um elefante ? a resposta correta e : uma mordida por vez ! Estabelecer sua rota e mapa de ações já devem ser pré estabelecido, isto fara com que você já tenha uma certa "tranquilidade" em saber qual o PROXIMO PASSO a ser tomado, e não ficar perdido naquele turbilhão de coisas e pensamentos SEM SABER PARA ONDE IR E QUE DECISAO TOMAR (um exemplo são dos maratonistas que visualizam PARTES DO TRECHO da prova a serem alcançados e não visualizam o percurso todo)

RESISTENCIA MENTAL DOS SEALs (ENSAIO MENTAL)
2 - ENSAIO MENTAL - significa em primeiro lugar a visualização mental do cenário ou seja CONSTRUIR CENARIOS MENTAIS, implica pensar continuamente em uma atividade, para que natural quando for realmente executa-la, segundo um SEAL , se você praticar mentalmente uma atividade, imaginar e ensaiar uma situação estressante, da próxima vez que você se deparar com uma situação real, vai ser diferente, sua reação será MENOS ABRUPTA !, (depois o treinamento próximo da realidade que será vivida) grandes esportistas como tenistas, golfistas, etc...Fazem toda partida ANTES DE ENTRAR EM ACAO; O treinador de Michael Phelps ensinou a ele assistir "o vídeo" em que o atleta se imaginava nadando de forma perfeita do começo ao fim, criando todos os detalhes, Phelps utiliza este HABITO ate os dias de hoje. porque assim prepara sua mente para reagir a momentos de grandes stress, e momentos críticos (no caso a partida) ou no caso o soldado, o treinamento simulado da batalha que ira travar. Então a preparação mental JA COMPROVADAMENTE, ela te prepara e te reduz o nível de PANICO ou medo quando você for se deparar com a situação real, isso faz com que você já tenha a rede neural pré preparada e correspondente a ação que você tem que PRATICAR e isso melhora e muito a sua execução e aumenta sua performance.
Uma boa visualização consiste no seguinte:
-
Detalhes vívidos: Utilize todos os sentidos. Imagine detalhes. Faça ficar mais real possível.
-
Repetição: Repita todos os dias ou até mais de uma vez por dia. Faça se tornar um hábito.
-
Desempenho positivo: Não se imagine falhando. Ao invés disso, se imagine tendo sucesso repetidamente. Mesmo que haja obstáculos ou imprevistos na sua visão, imagine que você conseguiu supera-los de alguma forma. (Michael Phelps imagina situações em que o seu óculos enche de água, e ele tem que nadar sem enxergar nada, mas acaba conseguindo. Ele gosta de se imaginar em situações onde as coisas dão errado e mesmo assim ele tem sucesso)
-
Imagine as consequências: Se você acabar pensando no pior, imagine as consequências do fracasso.Veja a cara de seus amigos e familiares recebendo a notícia de que deu errado. Imagine a vergonha que você sentiria.
Aplicação prática: Na próxima vez que você tiver que enfrentar eventos estressantes e importantes, use a visualização para imaginar você tendo sucesso.

RESISTENCIA MENTAL DOS SEALs (DIALOGO INTERNO)
A terceira técnica, ajuda a FOCAR os pensamentos do recruta, em media as pessoas falam consigo mesma a um ritmo de 300 a 1000 palavras por minuto, se essas palavra forem POSITIVAS e não negativas, ou seja : EU POSSO ! EU CONSIGO ! ao invés de : não posso, eu não vou conseguir ! ...ajudarão o sinal do medo enviado pela amigdala; Os lobus frontais estão sempre ligados, então e muito fácil pensar em algo difícil, algo ruim como : vou fracassar ! o que estou fazendo aqui ! ? não treinei bastante ! o que fazemos e tentar SUBSTITUIR pensamentos ruins por pensamentos bons !.
Todo nos temos essa vozinha "martelando" o dia inteiro em nosso subconsciente, se você procrastina ela fica lembrando das coisas pendentes, se você sente algum tipo de culpa, ela também fica trazendo essa culpa; se você tem ansiedade para o futuro, ela também traz essa ansiedade. Então esse dialogo interno, parece muito exagero, são cerca de 1000 mil palavras por minuto que ela te traz, e vai SOBRECARREGANDO seu córtex pré frontal, e então os neuro cientistas chegaram a conclusão que você tem que DOMINAR esse DIALOGO INTERNO, sendo que, primeiro estar presente para esse dialogo e torna-lo positivo, sendo assim tornando-o positivo, ele vai REDUZIR a ATUACAO DA AMIGDALA como você estivesse controlando a situação e não tivesse a situação de medo ou de pânico, isso significa para os SEALs a NAO REATIVIDADE :
“As pessoas ficam perturbadas não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas.” ˜ Epiteto
Nós temos mais controle do que pensamos.
Não podemos controlar o que acontece no mundo, mas podemos controlar a nossa interpretação sobre as coisas.
Em seu livro Breaking BUD/S: How Regular Guys Can Become Navy SEALs, D.H Xavier lembra da sua experiência na “Semana Infernal”.
“Eles estavam me humilhando enquanto eu estava muito, muito para baixo. A minha crença podia ser de que eles realmente não me queriam lá [na equipe]; a consequência desta crença teria feito eu desistir. Mas ao invés disso, a minha crença era de que eu não me importava com o que eles diziam. Eu acreditava que era capaz de ter sucesso…” ~ D.H Xavier
Xavier implementou algo chamado reenquadramento, técnica usada em Design Thinking. Que pega uma crença ou visão de mundo, descarta, e seleciona outra. O que você poderia ter interpretado como um evento negativo de repente se torna um evento positivo, basta mudar o ponto de vista. Esta técnica nos dá resiliência mental porque nos mostra que podemos tirar lições valiosas mesmo das piores situações.
Aplicação prática: observe como você interpreta eventos externos. Desafie a sua forma de interpretar. Tente mudar formas negativas de enxergar um determinado evento em coisas mais positivas. Enxergue os acontecimentos ruins como um desafio para te fazer evoluir.

4 - RESISTENCIA METAL DOS SEALs (CONTROLE DA RESPIRACAO)
se você respirar profundamente e pausadamente isso te traz tranquilidade e reduz o nível do cortizou, AUMENTA A DOPAMINA, e faz você relaxar o seu corpo, e tem uma melhor performance.
Em tempos de grande estresse, o nosso corpo recebe altas doses de adrenalina, cortisol e noradrenalina que nos dá um estímulo de energia e foco.
Entretanto, estes hormônios permanecem “ligados” por longos períodos. E acabam impedindo você de relaxar, causando problemas para dormir, mau humor e abaixando a imunidade do corpo.
Os SEALs utilizam um técnica para solucionar este problema chamada de 4 por 4 por 4:
-
Inspire por 4 segundos
-
Expire por 4 segundos
-
Repita por 4 minutos
É a mesma metodologia utilizada na Ioga por milhares de anos. O nosso cérebro afeta o nosso corpo, e vice-versa.
Aplicação prática: Na próxima vez que se sentir estressado ao longo do dia, pare e utilize esta técnica. Fará você relaxar e pensar com maior clareza.

