top of page

C.Q.B. (CLOSE QUARTER BATTLE) Combate a Ambientes Confinados é um curso que devido seu  alto grau de realismo, proporcionará habilidades aos agentes e um avanço técnico e tático da equipe em pouco tempo. A adrenalina estará presente em todos os momentos do curso, aguçando assim o desenvolvimento do Instinto intuitivo perceptivo extra sensorial.A metodologia é voltada para diversas situações problemas , onde os agentes deverão responder de forma rápida e eficaz, sabendo que em situações reais o erro se paga com alto preço.

O espírito de equipe é fortalecido (pois um dependera do outro para sobreviver) conhecera métodos de progressão tática em equipe, técnicas de fatiada e tomada de ângulo, progressão noturna com uso de lanterna e diferentes formas de invasão a ambientes.​

SOLDADO C.O.P.S
C.O.P.S
PROGRESSÃO TÁTICA
C.O.P.S
CURSO I 056
5 H - ORAÇÃO DOS GUERREIROS
C.O.P.S
C.O.P.S
C.O.P.S

C.Q.B

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE C.Q.B. (CLOSE QUARTER BATTLE - Progressão a Ambientes Confinados)

 

Desenvolve o CÉREBRO INSTINTIVO, armazenando prontas respostas as circunstancias de adversidades imediatas.

Desenvolve o PODER DE CONCENTRAÇÃO, e foco no objetivo Tático.

Desenvolve o ESTADO DE ALERTA, aumentando o nível da percepção Instintiva (os reflexos ficam aguçados).

Devido a tensão da disciplina a ADRENALINA e percebida e sentida pelos sentidos que serão requisitados em uma situação real.

O time atual em conjunto, fortalecendo o ESPIRITO DE CORPO do time, desenvolvendo a DISCIPLINA TÁTICA em conjunto.

Desenvolve o CONTROLE e AUTO-CONTROLE, essenciais para se evitar uma precipitação fatal.

Os deslocamentos em equipe são coordenados aprimorando a VELOCIDADE TÁTICA.

Aumento da PERCEPÇÃO DE AMBIENTE , devido aos deslocamentos constantes e obstáculos encontrados.

Acima de tudo a SOBREVIVÊNCIA DA EQUIPE, e a alma do soldado ,e o conhecimento vital Tático individual e em equipe.

 

 

PRECAUÇÕES TÁTICAS EM C.Q.B.

 

 

A situação mais assustadora para um militar e a batalha em ambientes confinados; Varias unidade no mundo são altamente treinadas para este tipo de confronto : SWAT, S.A.S, SEALS, US DELTA, no Brasil o BOPE, COT , GATE, COMANDOS do Exercito, entre outros.

Os elementos essenciais do CQB são : planejamento, preparação, inteligência, coordenação, segurança, execução, e acima de tudo TREINAMENTO CONSTANTE ! 

As razões são diversas: inimigos as espreitas sabidos e ocultos, snippers (atiradores de elite), baixa luminosidade, obstáculos, armadilhas deixadas pelo inimigo, distancias muito reduzidas para troca de tiros, gritos, barulhos, explosões, reféns deixados como iscas com armas descarregadas nas mãos para serem confundidos como atiradores, ou reféns sob o poder do sequestrador com arma empunhada na altura de sua cabeça e alto nível de stress.

A equipe deve estar altamente sincronizada para operação, todos deverão estar com os equipamentos táticos e com a percepção aguçada.

A movimentação rápida e silenciosa, tendo cuidado com as passadas, comunicando-se através de sinais táticos, (códigos visuais silenciosos) 

A equipe será composta de Homem ponta (Point man) granadeiro (granadiers), agentes snippers (assalt), segurança na retaguarda (cost guard), dentro da equipe devera também estar o socorrista (medical office, embora outros integrantes devam saber A.P.H. Tático).

Na maior parte do tempo, os agentes devem estar progredindo na defensiva (cobrindo um o outro) cada um com seu campo de fogo, domínio no controle de cano no deslocamento e revide tático.

Postura correta do corpo e das armas no deslocamentos em equipe, equipe em estado de alerta máximo, cuidados em não esbarrar nas paredes ou fazer ruídos em hipótese alguma, sincronismo nas passadas para não tropeçar no parceiro, empunhadura correta das armas, sem tensão nos braços  ( a tensão tende a perda do controle fino motor das mãos e errar o alvo, que devera ser preciso e cirúrgico), linha de visada constante ao Poit Man, habilidade na movimentação e importantíssima pois poderá haver mudanças de direções.

Quinas usar técnicas de tomadas de ângulo e fatiadas , nas escuras usar lanternas táticas, bombas reluzentes, óculos táticos, mira a lazer, gás lacrimogênio,caso seja necessário ( uso de mascaras, ocorrera a diminuição da visão periférica), colete balístico, coletes, capacetes, joelheiras, arrombadores e explosivos Táticos (breachers), silenciadores nas armas (mufllers).

O ideal e que os agentes já conheçam a planta do local, pois em sabendo a topografia, saberão traçar estratégias de invasão e estabelecerem qual rota a seguir com mais segurança. ou efetuar emboscadas, (sabendo assim se existem mesas, armários, escadarias, objetos que poderão serem usados para denunciar a chegada dos agentes ou atrapalhar e dificultar a invasão), cuidado ao passar em frente de portas e janelas (fechadas ou abertas ou semi-abertas, pois as frestas denunciarão a passagem dos agentes), sombras também acusarão a chegada dos agentes.

Caso um ambiente seja invadido, devera ser varrido ate que seja limpo ! onde os agentes deverão sinalizar verbal ou por sinal o ok da inexistência de ameaça. (nunca passe por um ambiente que não tenha sido varrido, pois o terrorista se valera disto para uma emboscada).

Existem dois tipos de entradas : a dinâmica e a estática (Estática : e a silenciosa, e devera ir devagar, trabalhando ângulos e cortes ; Dinâmica : e feita com explosão e o ambiente devera ser dominado com velocidade e agressividade) a dinâmica de entradas Táticas poderá ser em dois diferentes métodos já pré definidos, cruzadas ou em leque aberto, e o rastreamento em espiral. 

Em contato com o alvo, o tiro será instintivo e com cobertura de fogo, caso haja o resgate do refém devera seguir o protocolo de retirada do ambiente para local seguro ou rendição dos terroristas, será empregado de imediato, Táticas de abordagem, imobilização e condução, as autoridades competentes.

 

 

Prof. Wilson Roberto

Militar do Exercito (PELOPES - REGIME MILITAR)

Instrutor no GLO (Pelotão de Choque) 

C.Q.B A ALMA DO SOLDADO

bottom of page